| < Voltar |
![]() |
| Espinho tem bombeiros resultantes de fusão |
| Correio da Manhã |
| 2015-11-27 |
| O novo comando dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho toma posse no sábado como a primeira estrutura do paÃs resultante da fusão entre duas corporações e o responsável pelo processo garante que outros territórios beneficiariam em replicá-lo. "Este é o primeiro caso em Portugal e não sei quando se verificará o próximo, porque foi um trabalho muito complicado e houve que gerir muitas sensibilidades", declarou à Lusa o comandante da nova estrutura, Pedro Louro, que em 2010 iniciou o processo de fusão entre os Voluntários de Espinho e os Voluntários Espinhenses. "Mas a prova de que é possÃvel está à vista e as vantagens para bombeiros e população são evidentes, já que reunir numa só entidade recurso humanos e materiais permite-nos economia de escala, redução de custos, ganhos operacionais e, no geral, a prestação de um serviço muito melhor", acrescenta. "Espinho só foi o primeiro caso; há muitos outros municÃpios onde se devia fazer o mesmo", realça. Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (BVCE) estarão em pleno funcionamento a 1 de dezembro, dispondo de um total de 142 operacionais e 31 viaturas. A fusão permitiu que "mais de 80% do serviço passe agora a ser prestado por profissionais". No que concerne aos carros, dois estão já em processo de venda e o mesmo deverá acontecer com outros quatro até final de 2017, com vista a garantir a liquidez que permita à corporação substituir os seus veÃculos mais antigos e reduzir o parque automóvel a um total de 25 veÃculos.
|
| http://www.cmjornal.xl.pt/ |
| < Voltar |