< Voltar
Espinho tem bombeiros resultantes de fusão
Correio da Manhã
2015-11-27
O novo comando dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho toma posse no sábado como a primeira estrutura do país resultante da fusão entre duas corporações e o responsável pelo processo garante que outros territórios beneficiariam em replicá-lo. "Este é o primeiro caso em Portugal e não sei quando se verificará o próximo, porque foi um trabalho muito complicado e houve que gerir muitas sensibilidades", declarou à Lusa o comandante da nova estrutura, Pedro Louro, que em 2010 iniciou o processo de fusão entre os Voluntários de Espinho e os Voluntários Espinhenses.

"Mas a prova de que é possível está à vista e as vantagens para bombeiros e população são evidentes, já que reunir numa só entidade recurso humanos e materiais permite-nos economia de escala, redução de custos, ganhos operacionais e, no geral, a prestação de um serviço muito melhor", acrescenta. "Espinho só foi o primeiro caso; há muitos outros municípios onde se devia fazer o mesmo", realça.

Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (BVCE) estarão em pleno funcionamento a 1 de dezembro, dispondo de um total de 142 operacionais e 31 viaturas.

A fusão permitiu que "mais de 80% do serviço passe agora a ser prestado por profissionais". No que concerne aos carros, dois estão já em processo de venda e o mesmo deverá acontecer com outros quatro até final de 2017, com vista a garantir a liquidez que permita à corporação substituir os seus veículos mais antigos e reduzir o parque automóvel a um total de 25 veículos.

http://www.cmjornal.xl.pt/
< Voltar