< Voltar
Chaves: Bombeiros de Vidago estiveram em festa
Diário@tual
2015-12-14
Na passada terça-feira, dia 8 de dezembro, os Bombeiros Voluntários de Vidago festejaram o seu 48º aniversário.

Foi em clima familiar que os Bombeiros Voluntários de Vidago celebraram mais um aniversário. Do programa fizeram parte uma alvorada, que decorreu às 8h da manhã, seguida de uma formatura geral e hastear das bandeiras. Às 10h houve uma romagem até ao cemitério, que teve de ser feita de viatura uma vez que a chuva não parava de cair, para prestar uma homenagem aos dirigentes, bombeiros e associados que já faleceram. Às 11h decorreu a receção a várias entidades e foram feitas as devidas condecorações. Logo depois, celebrou-se uma missa solene na Igreja Românica de Vidago, e a festa terminou com um almoço de confraternização, no final do qual se cantaram os parabéns à corporação e os presentes puderam degustar o bolo do 48º aniversário.

Francisco Oliveira, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Vidago, conta que a corporação nasceu no dia 15 de setembro de 1967, “mas o dia 8 de dezembro é o escolhido para celebrarmos o aniversário uma vez que é dia da Imaculada Conceição, que é a madrinha da corporação.” Outra das razões para a comemoração do aniversário não ser no dia exato em que nasceu é o facto de setembro ser ainda um período de risco elevado de fogos florestais.

“A festa hoje é simples, feita num ambiente muito familiar. Contamos apenas com a presença dos corpos de bombeiros do nosso concelho e da vizinha Boticas, que eu costumo dizer que é a nossa corporação irmã, uma vez que nascemos mais ou menos na mesma altura, e entidades ligadas à proteção civil, como o presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, o comandante distrital das operações de socorro de Vila Real, Álvaro Ribeiro, representantes da Federação e da Liga dos Bombeiros Portugueses, assim como algumas juntas de freguesia, e as outras forças ligadas à proteção civil, como a GNR e outras entidades”, conclui o presidente da direção da corporação.

Francisco Oliveira enverga um crachá de ouro. Este crachá é um dos símbolos mais importantes que a Liga dos Bombeiros Portugueses atribui a bombeiros, dirigentes, pessoas singulares por serviços relevantes prestados à causa do voluntariado com mais de 35 anos ininterruptos. Também Manuel César, o bombeiro mais antigo da corporação, mostra orgulho em ostentar este objeto.

Presente na corporação dos Bombeiros Voluntários de Vidago desde a criação desta, quando tinha apenas 17 anos, Manuel César demonstra uma enorme paixão pelo seu trabalho enquanto bombeiro voluntário. “Sinto que esta corporação é como uma casa para mim. Vim para cá muito novo e aqui continuo, agora com 66 anos. No dia que me deram este crachá chorei, chorei muito de alegria. Tenho muito orgulho em poder usá-lo”. Manuel César aproveitou ainda para elogiar todo o trabalho que vem sendo feito pelo presidente, Francisco Oliveira, e pelo comandante, Bruno Henriques.

Andreia Pinto tem 17 anos e terminou recentemente o curso de Técnico de Proteção Civil para poder ingressar nos bombeiros. “O curso requer muito esforço, mas vale a pena. Tive sempre uma grande equipa que me ajudou a integrar, e isso tornou tudo muito mais fácil”, afirma Andreia. Desde sempre se lembra de ver os seus pais trabalhar nos bombeiros, algo que a fascinava, e isso foi uma das razões que a levou a querer ser também bombeira, e diz que, no futuro, “espero conseguir fazer o mesmo que os meus pais e ter uma carreira como bombeira”.

Bruno Henriques tomou os comandos da corporação em maio deste ano. “Este é o meu primeiro aniversário enquanto comandante desta associação e isso deixa-me cheio de orgulho e de responsabilidade também”, sublinha o comandante. Antes de chegar a Vidago, Bruno Henriques esteve ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública, em Chaves, durante 17 anos. Relativamente ao próximo ano, o comandante garante que haverá mais investimento na formação dos membros da corporação e no equipamento de proteção individual dos mesmos, para que estes possam fazer o seu trabalho em segurança e prestar um melhor socorro à população. Bruno Henriques aproveitou ainda para deixar uma mensagem de Natal: “quero desejar tudo do melhor a toda a gente, mas principalmente à nossa associação, aos nossos bombeiros, aos nossos sócios, e à população de Vidago. Um santo e feliz Natal e um bom 2016”.

http://diarioatual.com/
< Voltar