| < Voltar |
![]() |
| Bombeiros são grande arma do Governo para a Protecção Civil |
| Correio Dominho |
| 2016-01-21 |
| O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, destacou ontem, em Vila Verde, o papel dos bombeiros como “a grande arma do Governo e das populações na área da protecção civilâ€. Na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais, o governante assumiu o propósito de valorizar o regime de voluntariado nas corporações, através da reposição e da criação de novos incentivos. “Queremos que o bombeiro seja visto de uma forma mais qualificada e reconhecidaâ€, afirmou o governante.
Naquela que foi a sua primeira visita a uma corporação de bombeiros da região Norte, Jorge Gomes assegurou que o orçamento do Ministério da Administração Interna não sofrerá cortes orçamentais em 2016, assumindo o secretário de Estado o compromisso de apoiar a requalificação das instalações e de manter a qualidade do material das corporações de bombeiros. O reforço do financiamento regular das corporações de bombeiros foi também apontado por Jorge Gomes, avisando, no entanto, que “os contribuintes não podem pagar erros de gestãoâ€. A formação dos bombeiros foi outra das prioridades definidas pelo secretário de Estado da Administração Interna nesta deslocalização a Vila Verde. Jorge Gomes precisou que a formação dos bombeiros não se deve restringir ao combate de fogos florestais, até porque esta nem é a principal ocupação destes operacionais. Sinistralidade rodoviária e ferroviária e inundações são outras frentes de combate a que os bombeiros são chamados com cada vez maior frequência, apontou o secretário de Estado, sugerindo mais formação nestes domÃnios. O governante revelou ontem que está em estudo, com a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, um novo regime de isenção fiscal para viaturas afectas à Protecção Civil, nomeadamente as ambulâncias de transporte de doentes. Uma nova viatura de combate a incêndios e três novas ambulâncias são prioridad es dos novos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde que ontem tomaram posse. Carlos Braga continua a presidir à direcção que se propõe avançar de imediato com a requalificação da Unidade Local de Formação, sediada em Godinhaços. Os dirigentes dos Bombeiros Voluntários vilaverdenses estão apostados também em protocolar com a Autoridade Nacional de Protecção Civil a constituição de uma equipa de intervenção permanente. Ontem, no discurso de tomada de posse, Carlos Braga manifestou a continuação na aposta de formação do corpo activo da corporação, destacando o surgimento de “uma nova geração de bombeiros voluntários†que “vieram transformar métodos, metodologias e trazer uma mais-valia operacionalâ€. Com um registo anual de 24 565 serviços, muitos deles de emergência e socorro, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, o presidente da direcção referiu que, “ao longo destes últimos anos, o corpo de bombeiros veio a ser fortalecido no que respeita aos recursos humanos e materiaisâ€. Perante o secretário de Estado da Administração Interna, do Ministro da Economia e de vários deputados, Carlos Braga solicitou apoio governamental as “associações e corpos de bombeiros†e que o Estado “seja sempre uma porta aberta no apoio e auxÃlio a estes parceiros locais, que prestam um serviço de enorme importância para as populações, quer sejam de socorro, transporte de doentes ou combate a incêndioâ€. Sobre os novos corpos gerentes para o triénio 2016-2018, o reeleito presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde disse que “a equipa que hoje (ontem) tomou posse é uma janela que se abre aos novos desafios desta associação, pela qual irrompeu um ar fresco de renovação, formada por pessoas de diversos segmentos e sectores da sociedade vilaverdense, comprometidas com a responsabilidade humanitária e socialâ€. |
| http://www.correiodominho.com/ |
| < Voltar |