| < Voltar |
![]() |
| Bombeiros pedem à ministra para resolver problemas pendentes "há 10 anos” |
| TVI 24 |
| 2016-01-13 |
| Falta de efetivos profissionais foi uma das questões da ANBP na primeira reunião com Constança Urbano de Sousa A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) pediu, nesta segunda-feira, ao Ministério da Administração Interna para resolver problemas do setor que estão “pendentes há mais de 10 anos”, como a falta de efetivos. O presidente da ANBP, Fernando Curto, disse à agência Lusa que pediu à tutela para resolver problemas que estão “pendentes há mais de dez anos”. Entre as principais reivindicações, Fernando Curto apontou a falta de bombeiros profissionais, adiantando que estão em falta centenas de elementos e é necessário preencher os quadros dos bombeiros que se aposentaram. Considerando a situação grave, o presidente do ANBP afirmou que a falta de pessoal está relacionada com o bloqueamento das carreiras, defendendo, por isso, um regime de exceção para os bombeiros profissionais que permitisse a entrada de novos elementos. A ANBP pediu também à tutela para criar uma carreira única para os bombeiros profissionais e municipais, sublinhando que uma uniformização acabaria com o desfasamento de salários, ingressos e postos. Fernando Curto disse igualmente que é necessário regulamentar a carreira da Força Especial de Bombeiros (FEB) e uniformizar os seguros de todos os bombeiros. Para o presidente da ANBP, as apólices dos seguros devem ser iguais para os profissionais e voluntários. A associação que representa os bombeiros profissionais quer ainda que a Liga dos Bombeiros Portugueses deixe de supervisionar a Escola Nacional de Bombeiros e de gerir o fundo social do bombeiro. |
| http://www.tvi24.iol.pt/ |
| < Voltar |