< Voltar
Bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear fogos Ă© julgado em Coimbra
Observador
2016-02-17
O Tribunal de Coimbra começa a julgar na quinta-feira um jovem de 20 anos que pertencia aos Bombeiros Voluntårios de Condeixa-a-Nova e que estå acusado de atear vårios fogos entre março e maio de 2015.

O jovem, que esteve nos Bombeiros VoluntĂĄrios de Condeixa-a-Nova entre 2013 e maio de 2015, Ă© acusado pelo MinistĂ©rio PĂșblico de 12 crimes de incĂȘndio florestal agravado.

Segundo a acusação a que a agĂȘncia Lusa teve acesso, o ex-bombeiro, apĂłs atear os fogos, “dirigia-se para o quartel” dos bombeiros de Condeixa-a-Nova e comunicava, por telefone, ao Comando Distrital de OperaçÔes de Socorro (CDOS) de Coimbra as ocorrĂȘncias, participando depois ativamente no combate aos incĂȘndios.

O arguido, residente em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, terĂĄ ateado o primeiro fogo a 09 março de 2015, tendo ardido nesse dia 100 metros quadrados de mato, num incĂȘndio combatido por cinco bombeiros voluntĂĄrios de Condeixa.

Por vĂĄrias vezes, o jovem terĂĄ ateado mais do que um foco de incĂȘndio no mesmo dia, normalmente Ă  tarde.

Os incĂȘndios, em local de mato e de pinhal, mobilizaram por diversas vezes mais de sete bombeiros e duas viaturas, nĂŁo tendo nunca atingido grandes proporçÔes.

O incĂȘndio de maiores dimensĂ”es ocorreu a 16 de maio, dia em que o arguido terĂĄ ateado dois focos de incĂȘndio em zona de pinheiro e eucalipto, prĂłxima de localidades, que mobilizou 30 bombeiros e nove viaturas (trĂȘs das quais sofreram danos no combate ao incĂȘndio) de Condeixa-a-Nova, Soure, Penela, Brasfemes e Montemor-o-Velho.

Nesse dia, arderam cerca de 2,3 hectares de floresta.

O jovem tem como medida de coação obrigação de permanĂȘncia na habitação sem vigilĂąncia eletrĂłnica, atravĂ©s de controlo pela autoridade policial.

O julgamento começa na quinta-feira às 14:00.

http://observador.pt/
< Voltar